Risoto com filé de porco

Risoto de limão siciliano e filé mignon suíno sob geléia de pimenta.

Ingredientes

1 peça de filé mignon suíno
2 limão siciliano
250g arroz arbóreo
1 xíc. de Lambrusco
1 cebola grande picado em 4
2 cenouras picada em rodelas
1 talo de salsão picado
3 dentes de alho
3 galhos de alecrim
geléia de pimenta
parmesão ralado
manteiga
sal
pimenta do reino

Modo de preparo

Comece passando uma água no filé suíno, depois em uma tigela coloque o filé coloque o suco de 1 limão siciliano em toda a peça, sal e pimenta do reino, deixe marinando por 3 horas na geladeira.

Pegue outro limão e retire raspas da casca, reserve.

Agora vamos ao fundo de legumes, coloque uma panela com 2 litros de água no fogo, adicione a cebola, a cenoura e o salsão, deixe começa a ferver, adicione o alecrim, o alho e grãos de pimenta quebrados na faca, baixe o fogo, deixe no fogo por 40 minutos, sempre retirando a espuma que fica na parte de cima da água, e nunca deixe ferver. Passe em uma peneira, e reserve aquecido em uma panela no fogão.

Coloque o forno para aquecer.

Agora aqueça uma frigideira com um fio de azeite, retire o filé da geladeira tire o excesso do suco de limão e com cuidado coloque na frigideira para selar de todos os lados.

Coloque em uma assadeira e leve ao forno 220graus 12 minutos.

Comece a fazer o risoto, em uma panela coloque um fio de azeite, um pouco de alho deixe dourar, coloque o arroz, 2 minutos coloque o vinho e deixe evaporar, sempre mexendo coloque uma concha do fundo de legumes, adicione um pouco de sal. Continue o o processo de adicionando o fundo de legumes até o risoto estar quase no ponto, então adicione o suco de meio limão siciliano. Verifique o ponto do arroz estando ao seu gosto adicione o parmesão, verifique o sal, misture bem, desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de manteiga gelada no centro no risoto, vá misturando de fora pra dentro sempre cobrindo a manteiga.

Monte o prato como na foto, colocando a geléia sobre os pedaços de filé.

Compartilhar